4 cenas proibidas de Os Cavaleiros do Zodíaco



Os Cavaleiros do Zodíaco (1986) comemora nesta segunda-feira (1°) 20 anos de sua estreia na TV brasileira, na extinta Manchete. A animação revolucionou o mercado infantojuvenil no país, chegou a derrotar a Globo na audiência. Embora seja considerado no Brasil um produto para crianças, o anime teve suas cenas polêmicas. Em 1994, a Manchete exibiu episódios sem cortes, mas o Cartoon Network, em 2003, e a Band, no ano seguinte, tiveram que editar mutilações e nudez para adequar o anime à classificação indicativa livre.

Confira as cenas proibidas de Os Cavaleiros do Zodíaco:



Orelha arrancada
Logo no primeiro episódio, As Lendas de Uma Nova Era, uma cena impressionante. O gigante Cassius ameaça arrancar a orelha de Seiya, porém o guerreiro escapa e dá o troco: decepa o órgão do oponente. Nos Estados Unidos, o trecho foi proibido e até o sangue vermelho virou azul.



Bíblia queimada
No quarto filme de Os Cavaleiros do Zodíaco, Os Guerreiros do Armagedon (1989), a produção foge da mitologia grega e aborda o Cristianismo. Ao explicar a origem de Lúcifer, uma Bíblia é jogada no fogo e queimada. A cena foi cortada no Brasil, país predominantemente cristão, onde a produção foi lançada em 1995, em VHS.




Nudez
No episódio O Ataque à Fundação, o cavaleiro de bronze Shun de Andrômeda aparece nu, de costas, tomando banho após correr pela manhã. A cena foi exibida pela Manchete e pelo Cartoon Network, mas foi cortada pela Band em 2004.



Mutilações em série
No episódio A Fronteira Entre a Vida e a Morte, o cavaleiro de bronze Ikki de Fênix aplica uma ilusão no cavaleiro de prata Capella de Auriga. O desenho mostra os discos cortantes, arma de Capella, decepando a cabeça de Ikki. Em seguida, atacam o cavaleiro de prata e mutilam seus dois braços. A Band, que exibia o desenho às 17h30, cortou a cena.

0 comentários:

Postar um comentário